Publicado por: clinicamedicaepm | 2 f, 2008

Dilemas na interpretação do FAN

Dilemas na interpretação do FAN

<!—-> <!—->


A triagem desvinculada de sintomas aumenta a chance de resultados positivos em pessoas sem doença auto-imune aparente.

A pesquisa de auto-anticorpos contra antígenos celulares, também conhecida como fator antinúcleo ou FAN, tem grande utilidade na investigação de doenças auto-imunes. No entanto, com o advento de metodologias progressivamente mais sensíveis, houve um aumento na detecção de padrões anormais que podem carecer de especificidade diagnóstica. Estima-se que a freqüência de testes positivos de FAN em pessoas sem evidências clínicas de processos de auto-imunidade varie entre 10% e 15%. O fato é que a chance de um resultado “positivo” sem significado clínico se eleva em triagens realizadas em indivíduos que não apresentam sintomatologia compatível. De qualquer modo, a valorização de um resultado positivo de FAN depende do padrão observado e dos títulos detectados.

Aparelho de Golgi Centromérico
Pontilhado fino denso Pontilhado fino simples

Enquanto alguns deles são bastante característicos de determinadas doenças auto-imunes, outros têm pouca especificidade e podem estar presentes em pessoas sadias ou em portadores de condições clínicas não relacionadas com auto-imunidade. Um estudo feito no Fleury com 30.728 amostras analisadas para FAN mostrou que a grande maioria das 13.641 pesquisas positivas apresentava padrões em geral não associados a doenças auto-imunes sistêmicas (veja quadro), especialmente o pontilhado fino simples em títulos baixos (até 1/160) e o pontilhado fino denso em qualquer título. Em contrapartida, o encontro de um FAN em título moderado ou alto, com padrão homogêneo, pontilhado grosso, nucleolar ou centromérico, remete a uma maior possibilidade de doença auto-imune manifesta ou incipiente, implicando a monitoração judiciosa do paciente. A presença concomitante de alterações laboratoriais sugestivas de processo auto-imune também contribui para a valorização do achado do FAN, a exemplo de auto-anticorpos específicos (anti-DNA nativo, anti-Sm, anti-Scl-70, etc.), níveis anormais de complemento sérico, indícios de citopenias hematológicas e nefrite. Embora todas essas recomendações sejam indispensáveis para a interpretação do FAN, o contexto clínico deve vir em primeiro lugar para a definição da relevância de um eventual resultado anormal.

FONTE: WWW.FLEURY.COM.BR

About these ads

Responses

  1. Gostaria de saber qual as possibilidades quando o nível de fan está em 320.Obrigada

  2. O conteúdo da matéria ajudou-me a afastar doença-autoimune principalmente com a visualizaçao das fotos e a entender melhor este exame.

  3. já tive um exame com fan positivo 1/320, ea a medica ainda não sabe se é lupus o outro exame que fiz deu 1/160 mas não sinto nada graças a deus´só uma mancha na face com asa de borboleta que ela disse que é led para ter diagnóstico de lupus é preciso de 4 exames e vai depender muito do que a pessoa sente e eu não sinto nada graças a Deus!

  4. TENHO RETOCOLITE ULCERATIVA E MUITAS DORES ARTICULARES , FIZ UM EXAME E O RESULTADO DO FAN FOI NÚCLEO REAGENTE
    160 , PONTILHADO FINO.
    sERÁ QUE É POR CAUSA DA RETOCOLITE QUE DEU O FAN POSITIVO ?

  5. MEU MEDICO DIA QUE TENHO LUPUS E SEMPRE TENHO fan POSITIVO PONTILHADFO FINO E NO ULTIMO EXAME APARECEU FAN POSITIVO PARA NUCLEO PONTILHADO GROSSO. POR FAVOR OQ ISSO PODE SIGNIFICAR? AGRADEÇO LILIA

  6. Tenho Fan positivo, com titulo de 1:320, pontilhado fino, dores e inchaços nas articulaçoes, hematoses nos braços e rostos com foto sensibilidade, fadiga e estado febril vesperitno , isso ha mais de 30 dias.Anti dna negativo, snti ro negativo e anti sm negativo, sinto cansaço e dores no lado esquerdo do peito. meu médico nao consegue chegar num diagnóstico, posso ter LES?

  7. Tenho Fan positivo, com titulo de 1:320, pontilhado fino, dores e inchaços nas articulaçoes, principalmente nas do joelho, hematoses nos braços e pernas com foto sensibilidade no rosto qdo exposta ao sol, dores e um estado febril constante no braço esquerdo, fadiga e não tenho reflexo nos joelhos. O restante dos exames dão todos negativos, apenas uma leve anemia no hemograma. Meus médicos (reumatologista e neuromuscular), não conseguem chegar num diagnóstico, será que tenho Lupus?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: